Jornalista cearense, mãe da Luanna e esposa do Lucas. Um pouquinho do meu mundo de mãe aqui...

Me chamo Joanna Cruz. Sou jornalista com mais de 20 anos de carreira profissional com atuação nas áreas de telejornalismo e assessoria de comunicação. Experiência em entrevistas ao vivo e apresentação de programas de entretenimento. Mediação de debates, palestras e lives. Conhecimento e prática em Comunicação Pública, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Relações Institucionais e Governamentais, Experiência em eventos internacionais. Coordenação de iniciativas de relacionamento com imprensa, time de colaboradores, gestores do governo e stakeholders do setor produtivo, incluindo construção de parcerias com entidades governamentais, setor produtivo e terceiro setor

terça-feira, 28 de junho de 2016

CUIDADO COM O BARULHO!!!!

Crianças participam de atividades para diminuir ruído em escola
Você sabia que o ruído é a terceira causa de poluição no mundo, ficando atrás somente da poluição do ar e da água??? O barulho é uma das principais causas de problemas auditivos e segundo a Organização Mundial de Saúde, há cerca de 280 mil pessoas no mundo com problemas auditivos e cerca de um quarto deles tem início na infância.

 Para evitar que os pequenos fiquem expostos a sons muito altos,a Escolinha Toca da Criança desenvolve o projeto chamado “Menos Ruído Mais Saúde Auditiva”. Os corredores do colégio estão sinalizados com placas de trânsito educativas associadas à sinalização de trânsito para que os alunos cooperem para a diminuição do ruído na escola.

Como funciona? Para cada faixa etária uma atividade diferente. No infantil I e II as crianças são conduzidas ao comando da fono da escola que está caracterizada, com vestimenta de guarda. Ao passar pelos diversos ambientes como corredores, parquinho e refeitório, é dada a explicação do significado da sinalização de cada placa. Vermelha: silencio. Amarela: falar baixinho. Verde: falar a vontade.

 Já para os alunos do Infantil III e IV é realizada uma gravação com diferentes sons de forte e fraca intensidades e eles devem identificar na cartela o som correspondente, tais como: vozes, choro, gritos, avião, carro, britadeira, ruído de ventilador, objetos sendo arrastados como cadeiras e mesas, etc.

Os mais crescidinhos do Infantil V e Primeiro Ano do Ensino Fundamental também fazem uma gravação e aprendem a mensurar cada ruído em unidade de medida, por decibéis.

“Nós queremos estimular as crianças a diminuir o ruído na escola, fazer com que elas reconheçam e identifiquem sons ambientais e ainda percebam a diferença dos sons fortes e fracos.” Afirma a fonoaudióloga Isabel Almeida Freire.

Algumas dicas para evitar ruído no dia a dia:

- Prefira andar com as janelas do carro fechadas em ruas e avenidas movimentadas; o vidro serve como barreira para a entrada do som muito alto
- Nunca ultrapasse a metade do indicador de volume na televisão da sua casa; como a regulagem varia de um aparelho para outro, fica difícil estabelecer um volume padrão recomendável. Mas sempre regule o mais para baixo possível
- O mesmo vale para aparelhos de som. Evite ouvir música muito alta dentro de casa ou do carro e, se seu filho já for grandinho, aconselhe-o a evitar o volume alto em players individuais, como o iPod. Esses aparelhinhos chegam a mais de 110 dB, quando o limite de tolerância de ruído que não cause danos a audição é de 85dB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário