Jornalista cearense, mãe da Luanna e esposa do Lucas. Um pouquinho do meu mundo de mãe aqui...

quinta-feira, 23 de março de 2017

Mais Infância Ceará: Seminário Internacional mobiliza gestores municipais para fortalecer a infância

A primeira-dama do Estado e idealizadora do Mais Infância Ceará, Onélia Leite de Santana, é a articuladora do encontro dos dias 30 e 31 de março, em Fortaleza


Com o intuito de construir com os gestores municipais políticas para fortalecer a infância e garantir os direitos das crianças, o Governo do Ceará, através do Programa Mais Infância Ceará, promoverá o “Seminário Internacional Mais Infância Ceará: Criança é Prioridade” nos dias 30 e 31 de março, a partir de 8 horas, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O público-alvo são prefeitos, primeiras-damas e secretários de Educação, Saúde e Assistência Social do Estado e dos municípios, além de profissionais e entidades que realizam trabalhos em prol da infância.

A primeira-dama do Estado e idealizadora do Mais Infância Ceará, Onélia Leite de Santana, acredita que a infância é um período primordial para o desenvolvimento humano. "As crianças devem ser estimuladas em diversos aspectos. Os primeiros anos de uma criança apresentam uma janela única de oportunidades. Tivemos uma renovação de mais de 70% dos gestores municipais no Ceará, queremos a parceria deles para construir políticas e ações que favoreçam o desenvolvimento integral da criança”, ressaltou.

O seminário é realizado pelo Governo do Ceará através do Gabinete do Governador e da Secretaria da Educação, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin) e também pelo Banco Mundial. Nos dois dias de evento serão expostas iniciativas de sucesso da infância realizadas no Chile e no Peru, além de contar com a presença de nomes de referência na área como palestrantes das Universidades de Harvard, de Rice, ambas nos EUA, de São Paulo (USP), de Brasília (UNB), da Federal do Ceará (UFC), e de instituições ligadas à infância.

O evento conta ainda com a parceria das prefeituras municipais, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), do Instituto da Infância (Ifan), Prefeitura de Fortaleza, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE).
  
Palestrantes internacionais

A palestra magna do seminário será ministrada pela doutora em Medicina, doutora em Saúde Pública e pediatra Mary Young. Atualmente, ela é diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil da Fundação de Pesquisa de Desenvolvimento da China e conselheira sênior do Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard.

Outra referência é o professor de Economia da Universidade Rice, em Houston, nos Estados Unidos, Flávio Cunha, que fará exposição dialogada sobre a importância do monitoramento e avaliação dos programas e políticas públicas. Ao lado do Nobel James Heckman e de Susanne Schennach, o economista brasileiro é um dos ganhadores da Medalha Frisch de 2014, distinção concedida a cada dois anos pela Sociedade Econométrica - um dos três prêmios mais importantes em economia do mundo.

Já a PhD em Demografia (Princeton University) e professora associada da Harvard T.H. School of Public Health, Márcia Castro, participará de exposição dialogada sobre o desenvolvimento da primeira infância na diversidade e em contextos de vulnerabilidade. As áreas de pesquisa de Márcia Castro incluem os temas como doenças infecciosas; fatores de risco de doenças transmitidas por mosquito (malária, dengue e zika); mortalidade infantil; e desenvolvimento na primeira infância, entre outros.

 Experiências da América Latina

A coordenadora nacional do Programa Chile Crece Contigo, a assistente social Jeanet Leguas; a economista e diretora executiva do Programa Cuna Más, do Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru, Beatriz Salazar, e a economista sênior do Banco Mundial, Rita Almeida, participarão de mesa-redonda com as experiências internacionais de políticas públicas de desenvolvimento infantil na América Latina e a interface com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). Jeanet realiza assessoria técnica em trabalho intersetorial em países como Colômbia, Equador, El Salvador, Honduras, Palestina e África do Sul. Já Beatriz é cofundadora do programa Enseña Peru e trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Além das presenças internacionais, o seminário terá referências nacionais e locais como: as primeiras-damas do Estado e de Fortaleza, Onélia Leite Santana e Carol Bezerra, respectivamente; Lino de Macedo (USP); Vital Dinonet (UNB); Lucivan Miranda (Nutep-UFC); Álvaro Madeiro Leite (UFC/Iprede); Luzia Laffite (Ifan), Dr. Hugo Mendonça (MPE); os secretários de Estado Idilvan Alencar (Seduc), Henrique Javi (Sesa), Josbertini Clementino (STDS) e Fabiano Piuba (Secult); e a assessora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares.

Serviço

Seminário Internacional Mais Infância Ceará: Criança é Prioridade
Data: 30 e 31 de março
Horário: de 8h às 18h
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza


- Inscrições e programação: http://www.ceara.gov.br/seminario-internacional


* Informações da Assessoria do Gabinete da Primeira-dama do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário